Notícias Apostolado da Oração

Pensar as questões éticas contemporâneas para uma cultura renovada

«Na vida pública, na política, se não houver a ética, uma ética de referência, tudo é possível e tudo se pode fazer. E, quando lemos os jornais, vemos como a falta de ética na vida pública causa tanto dano à humanidade inteira.»
Esta foi uma declaração do papa Francisco proferida dois meses após a sua eleição e que pode servir de fundamento para o curso “Questões éticas contemporâneas”, que começa a 9 de outubro, em Lisboa, prolongando-se até 29 de fevereiro.

“Da Palavra às palavras”: Paróquia acolhe diálogos em arte e pensamento a partir da Bíblia

A escritora Alice Vieira e o professor catedrático Viriato Soromenho-Marques são dois dos convidados do ciclo de tertúlias “Da Palavra às palavras” que a paróquia de S. Tomás de Aquino, em Lisboa, inaugura a 24 de outubro.
A iniciativa nasce do programa do Patriarcado de Lisboa para 2017/18, que tem como propósito “Fazer da Palavra de Deus o lugar onde nasce a fé”, anuncia uma nota enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
“A palavra alegria ou a alegria da palavra” é o mote que congrega Alice Vieira, seguindo-se, a 21 de novembro, “A palavra na arte”, por Jorge Vaz de Carvalho, escritor e docente da Universidade Católica.

Um coração alegre

Esperamos com demasiada frequência que a alegria venha a nós, quando a verdade é que a alegria é algo por cuja criação devemos assumir a responsabilidade, não só em nosso favor, mas também em favor dos outros.

Fotografia: Monika Bulaj, onde o sagrado rompe as fronteiras

Étiopes envolvidos nos xailes de musselina branca que regressam a casa depois de uma noite de vigília e cantos, os samaritanos em Israel no monte em que Abraão ofereceu em sacrifício o seu filho a Deus, os peregrinos russos nos Urais, as crianças albanesas que estudam o Corão na mesquitas, cerimónia vudu no Haiti, a mulher de hábito negro para a procissão da Desolada.

Como um mendigo

«Ó Deus, nosso Deus, apresento-me diante de ti como um mendigo. Suplico-te, não permitais que a malignidade das minhas ações cubra o grito da minha oração. Estou numa prisão erguida com os meus defeitos e com os meus pecados de omissão. Suplico-te, elimina da minha alma estas más escórias, não deixeis que invadam o meu coração.»