Notícias Apostolado da Oração

S. João da Cruz, padroeiro dos místicos e poetas

S. João da Cruz, padroeiro dos místicos e poetas

A reforma nunca é obra solitária, mas compromisso partilhado e projeto que deve ser sustentado por uma profunda espiritualidade. S. João da Cruz, evocado na liturgia a 14 de dezembro, recorda-nos precisamente que as nossas estradas existenciais nunca podem ser percorridas em solidão, mas fundam-se num encontro: primeiro com Deus e depois com os irmãos.

Jovens e câmaras de vídeo no convento: Descobrir a vida religiosa e pensar na vocação

Jovens e câmaras de vídeo no convento: Descobrir a vida religiosa e pensar na vocação

Contar a vida de uma pessoa consagrada ou colocar jovens diante de quem decidiu dedicar a vida a Deus: é uma experiência que parece suscitar um notável interesse mediático. E pode ser relevante também em contexto educativo e pastoral, sobretudo em relação com o sínodo dos bispos sobre os jovens, que o papa Francisco convocou para outubro do próximo ano, no Vaticano, e que terá no centro das atenções o tema das vocações.

João Batista, enviado por Deus, continua hoje a preparar-nos para o seu Advento

João Batista, enviado por Deus, continua hoje a preparar-nos para o seu Advento

O evangelista Marcos fez coincidir o início do Evangelho com a aparição de João Batista, apresentando-o de modo breve e sintético (1, 1-8), sem insitir nos seus ensinamentos, contrariamente a Mateus e Lucas. Por isso, no terceiro domingo do Advento, tradicionalmente dedicado ao Batista, neste ano litúrgico B o lecionário recorre ao quarto Evangelho (Jo 1,6-8.19-28), que nos oferece uma apresentação “outra” de João. O trecho litúrgico une três versículos extraídos do prólogo e uma perícope respeitante à confissão do Batista sobre a sua identidade.

Laxista ou rigorosa, que família tens e és? Pais e filhos na era das redes sociais

Laxista ou rigorosa, que família tens e és? Pais e filhos na era das redes sociais

Laxista, restritiva, permissiva, antitecnológica, afetiva e “mediativa”: são seis os modelos de família (em relação aos consumos mediáticos dos filhos) evidenciados num estudo de 2017 publicado em Itália sobre “Media digital e social, educação e família”.
Quatro tipos de família, ainda que manifestem comportamentos opostos, são considerados como tendo baixo impacto educativo, refere o diretor do Centro de Investigação sobre Educação para os Meios e Comunicação, Informação e Tecnologia da Universidade Católica do Sagrado Coração, em Milão.

O cristianismo perante a pobreza

O cristianismo perante a pobreza

O ensaísta Christopher Hitchens costumava discutir com Madre Teresa, muitas vezes com tons vulgares e às vezes ignóbeis, acusando-a de não querer eliminar a pobreza, mas apenas de aliviar a dor dos pobres. Na realidade, toda a ação da santa não era mais do que uma infinita obra de amor para com os abandonados de Calcutá, primeiro, e depois de muitas partes do globo: uma obra que provavelmente não tem igual durante o século XX. Um século em que também trabalhou Dorothy Day, uma das quatro figuras de grandes americanos mencionadas pelo papa Francisco no seu discurso no Congresso em Washington, em 2015 (os outros foram Abraham Lincoln, Martin Luther King e Thomas Merton). Para Dorothy, cujo processo de beatificação está em andamento, era importante combater a pobreza e cuidar dos pobres. Madre Teresa e Dorothy Day: duas formas complementares do catolicismo para a questão da pobreza.