Agrupamento 1105 de Ramalde (out2013)
Agrupamento 1105 de Ramalde (out2013)

HISTÓRIA

A convite do Sr. Padre Almiro Mendes o Escutismo ressurgiu na Paróquia de Ramalde, no ano de 1996.

O Agrupamento 1105 de Ramalde iniciou a sua actividade no ano escutista de 1996/1997.

Iniciou com a 1ª secção (Lobitos), tendo na altura, 24 elementos e 4 Dirigentes. As primeiras promessas de Lobitos foram a 8 de Novembro de 1997. Nos anos seguintes, o Agrupamento foi progredindo e evoluindo cada vez mais, passando a funcionar em pleno, com as 4 secções em 2006.

O patrono do Agrupamento é São Salvador de Ramalde e o Assistente Espiritual é o Sr. Padre Almiro Mendes, que nos tem vindo a dar todo o apoio possível desde a fase inicial.

Chefe de Agrupamento –  Joaquim Jorge.

Chefe Adjunto . José Dias e

Secretária/Tesoureira – Chefe Manuela Costa.

O Agrupamento tem as suas instalações na Igreja nova da Paróquia de Ramalde, na Cidade do Porto.

Imagem1Actualmente, o Agrupamento é constituído por 101 elementos, dos quais 14 são Dirigentes e 3 são Noviços a Dirigentes.

Distribuição dos elementos do Agrupamento

Elementos                           Equipa Animação

1ª Secção                24 (3 Bandos)                     1 ( 2 Chefe/ 2 N.D)
2ª Secção                23 (3 Patrulhas)                   3 (4 Chefes)
3ª Secção                23 Pioneiros (3 Patrulhas)    4 (3 Chefes/ 1 N.D.)
4ª Secção                14 (2 equipas)                     2 (2 Chefes)
Secretaria/Tesouraria     1 Chefe

Atividades recentes (anos de 2013 e 2014)

ARRAIAL DE SANTO ANTÓNIO:

E quem nunca ouviu falar da Romaria de Santo António em Ramalde? É a festa mais emblemática do Agrupamento. Musica, sardinhas, comes e bebes, danças, jogos, uma mistura de opções para vir passar connosco o sábado de Santo António na Paróquia. Importante será citar que a FESTA DE S.ANTONIO deve-se muito ao trabalho e empenho dos pais dos elementos do Agrupamento, que ano após ano trabalham na festa, na gestão e na melhoria da mesma. Este ano a festa realizou-se a 14 de Junho.

santo antonio 1St António 2FESTA DE CARNAVAL:
O Agrupamento realiza todos os anos na Paróquia, a Festa de Carnaval. Este ano ocorreu mais uma grandiosa festa! A atividade teve como objetivo principal uma angariação de fundos para a o ACAVER, em Julho. Foi uma noite de verdadeiro convívio e de grande alegria, com muita música e boa disposição.carnaval 1carnaval 3ENCONTRO DE AVALIAÇÃO/ PREPARAÇÃO ANUAL:
O Agrupamento reuniu na Casa de São Paulo, em Cortegaça, nos dias 28 e 29 de Setembro de 2013, para proceder à avaliação do ano 2012/2013, escolher o tema anual e elaborara o Plano Anual 2013/2014.
O tema escolhido foi: “Alarga o espaço da tua tenda”, para ser vivido em Agrupamento e nas secções.ACAREG 2013
De 4 em 4 anos, a Junta Regional organiza e prepara o ACAREG, um acampamento de uma semana que envolve todos os Agrupamentos da Região. Em 2013 realizou-se em Penafiel, o Imaginário foi “O Senhor dos Anéis”, sendo que os Lobitos vestiram o papel de Hobitts, os exploradores encarnaram os Anões, os Pioneiros foram os Homens e os Caminheiros viveram como Elfos. Foi uma atividade rica em jogos, momentos de reflexão, alegria e diversão.Acareg 1Acareg 2CAÇADA DE INVERNO DOS LOBITOS:
Os lobitos viveram a sua grande Aventura de Inverno, em Recarei, nos dias 15 e 16 de Fevereiro. A Alcateia foi à “Conquista da Terra”. Foi uma Caçada muito divertida, sendo para alguns elementos de Agrupamento a sua primeira experiência no exterior.Lob1Lob2AVENTURA DE INVERNO DOS EXPLORADORES:
A expedição foi acampar nos dias 14 e 15 de Dezembro em Recarei. Foi uma aventura cheia de atividades e de diversão. Os exploradores tiveram oportunidade de melhorar algumas técnicas escutistas, designadamente a de orientação e a de construção de nós. Esta aventura permitiu reforçar o relacionamento e a capacidade de interacção dos membros que constituem os exploradores. Esta aventura de Inverno foi o primeiro acampamento dos elementos novos, que adoraram a aventura.Exp1Exp2ACAMPAMENTO DE INVERNO DOS PIONEIROS:
Os Pioneiros decidiram viver um fim de semana na Penha, em Guimarães. Foi uma atividade rica em espirito de equipa e união de Grupo. Os jovens viveram a partilha e a amizade, com direito a uma vista fantástica no meio da natureza.Pio1Pio2CAMINHADA DE NATAL OS CAMINHEIROS:
Os caminheiros realizaram uma caminhada na fantástica Serra da Freita. Foi uma atividade cheia de projetos e entusiasmo. Escreveram a sua Carta de Clã e fortaleceram a união do mesmo.Cam1CENÁCULO 2014
O Cenáculo é uma atividade onde se pretende criar um espaço informal de debate para os jovens adultos da IVª Secção, onde são tratados temas com interesse para o desenvolvimento de um melhor e mais atual Caminheirismo e Companheirismo. Os nossos caminheiros, como todos os anos, participaram em mais um Cenáculo.cenac1cenac2LIMPEZA DA PARÓQUIA:
A Alcateia e a Expedição realizaram uma limpeza geral aos espaço exteriores da Igreja e Centro Paroquial, aplicando assim a boa acção na comunidade. Os exploradores e lobitos ficaram entusiasmados com esta tarefa tão especial. Foi recolhido lixo e ervas daninhas, o que contribuiu para dar uma maior beleza aos espaços. As imagens falam por si!
LimpLimp2LIMPEZA DAS PRAIAS:
A Comunidade 116 de Ramalde (Pioneiros) celebraram o Dia da Água. Apesar do frio e chuva, nada os impediu de participar na limpeza da praia de Matosinhos, integrados no movimento Cordão Humano/ Limpeza da Praia, colocando assim, em prática o 3º artigo da lei.
3º – O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa ação.

PraiaACAPRIM 2014:
Nos dias 5 e 6 de Abril, realizou-se o Acampamento de Primavera em Sêroa! Fomos em Agrupamento, rumo a uma nova aventura. Correu muito bem, os elementos envolveram-se no Imaginário e viveram estes dias da melhor forma e com o melhor espírito possível! América, África do Sul, Austrália, Angola, Itália, Rússia, Japão, Venezuela, Brasil e Inglaterra foram os locais visitados. Foi uma atividade a não esquecer.
AcapAcapr2PROMESSAS 2014:
Mais umas inesquecíveis Promessas se realizaram no nosso Agrupamento no ano de 2014. Mais um momento glorioso para o Agrupamento. Mais elementos fazem parte desta família e é um prazer ver o Agrupamento a crescer. A Equipa de Dirigentes cresce também, com a entrada de 3 novas Chefes. Iniciaram o seu percurso no Escutismo como Lobitas e em Maio celebraram as Promessas de Dirigentes. É uma alegria e um orgulho para todo o Agrupamento.PromProm 2