Intenção: Pelas vocações à vida sacerdotal e religiosa
Rezemos para que a comunidade eclesial acolha os desejos e as dúvidas dos jovens que sentem o chamamento a servir a missão de Cristo na vida sacerdotal e religiosa.
Atitudes
Acompanhar o discernimento
Caminhas com o outro ou caminhas pelo outro? Respeitas a sua liberdade de decidir? Quando tiveres de acompanhar alguém no seu discernimento vocacional, lembra-te da interação de Jesus com os discípulos de Emaús e deixa-te inspirar pelo seu estilo.
Abertura
Abre-te à missão de incentivar as vocações quando surgem, mesmo de pessoas próximas de ti. Não feches os caminhos que Deus abre. Liberta-te dos teus bloqueios e rigidez para deixar o outro livre.
Proximidade
Mostra-te próximo daqueles que buscam o caminho a seguir. O teu testemunho pode ser uma referência importante para o teu irmão na hora de decidir. Proximidade discreta e coerência… Cultivas isso na tua vida e na tua comunidade?
Manifestar interesse
Interessares-te sinceramente e sem egoísmos pelos outros ajuda a abrir o coração. Que o teu estilo seja como o de Jesus, que se interessa por cada um, até nas coisas mais triviais. A tua atitude pode fazer a diferença para o jovem que quer responder ao Senhor e não sabe como.
Escuta gratuita
Se respeitas a tua vocação pessoal e escutas profundamente o que te habita, poderás escutar os outros de forma desinteressada… Como podes colaborar para que, na tua comunidade, haja um ambiente de escuta da voz de Deus, de acolhimento, de silêncio recetivo e de profundo respeito pelo mistério daqueles que procuram seguir Cristo?