Ministros Extraordinários da Comunhão

A instituição dos Ministros Extraordinários da Comunhão  – MEC, foi inciativa do Papa Paulo VI e promulgada com a Instrução “Immensae caritatis” da Congregação para a Disciplina dos Sacramentos, em 29 de janeiro de 1973.

Os Ministros Extraordinários são normalmente leigos idóneos, escolhidos entre os paroquianos pelo Pároco e instituídos pelo Bispo Diocesano, a quem foi dada esta faculdade pelo Santo Padre. Por se tratar do ministério extraordinário, a faculdade é concedida por um período de dois anos e a sua revalidação requer a participação numa formação específica ministrada, em duas sessões anuais, pelo Secretariado Diocesano da Liturgia.

As principais funções dos MECs são:

– Ajudar o celebrante na distribuição da Sagrada Comunhão nas celebrações Eucarísticas;

– Levar a Sagrada Comunhão aos enfermos e idosos que não possam deslocar-se à Igreja.

Na Paróquia de S. Salvador de Ramalde há 16 ministros instituídos que, além de assegurar a distribuição da Sagrada Comunhão nas Eucaristias, principalmente nas dominicais, levam-na a todos os fiéis impossibilitados de participarem nas Eucaristias.

Os paroquianos que se encontrarem na situação de não poderem deslocar-se à Igreja para professar a sua fé na comunidade e desejarem receber, semanalmente, a Sagrada Comunhão, devem contactar o nosso Pároco.