“Peregrinos de esperança”. Rumo à Páscoa.

No Caminho eu confio em Ti”. Este é o lema da Dinâmica Pastoral Diocesana, para os tempos litúrgicos da Quaresma à Páscoa, proposta pela Equipa de Apoio à Coordenação Diocesana da Pastoral.

Tal proposta parte da ideia da Quaresma, como caminho de esperança, que tem a Páscoa como meta no seu horizonte e desafia os fiéis à identificação e participação vital com Cristo, no seu mistério pascal.

Esta dinâmica continua a desenvolver a temática jubilar da esperança, a partir da imagem da âncora, elemento simbólico da esperança e parte integrante do logótipo do Ano Jubilar. Material já está disponível no site da diocese do Porto.

Em cada domingo, na celebração dominical, são propostos à luz do Evangelho, lugares de «ancoragem», pontos firmes de apoio, para a vivência da esperança.

Sugere-se o uso da âncora ligada à Cruz, em que ambos os elementos associados integram a Procissão de entrada e a Procissão de saída. O texto propõe, em anexo, algumas monições para o lançar e para o recolher da âncora.

As propostas de vivência penitencial-pascal mais concretas são tipificadas, não a partir de cada domingo ou semana, mas a partir dos sinais fundamentais do Jubileu, que têm grande oportunidade de vivência neste tempo favorável da Quaresma à Páscoa.

São disponibilizadas meditações sobre a esperança, que, de algum modo, sintetizam a dimensão específica da esperança que se quer propor em cada celebração dominical ou do tríduo pascal. Também disponíveis os pontos de ligação entre os sinais do Jubileu e as referências bíblicas das leituras dominicais.

Como se escreve na conclusão, “a rota está traçada. Boa viagem”. Somos Igreja do Porto, peregrinos de esperança, a esperança, que não engana (Rm 5,5).

(inf: equipa de Apoio à Coordenação Diocesana da Pastoral)

DINÂMICA PASTORAL DA QUARESMA À PÁSCOA