Rezemos juntos pela Igreja e por todo o Povo de Deus

Na publicação anual das intenções de oração para 2025, o Papa Francisco nos havia convidado a rezar em maio pelas condições de trabalho…

A Rede Mundial de Oração confia ao Senhor, em primeiro lugar, a missão do próximo Papa e compromete-se com renovado impulso a sustentá-lo com nossa oferta diária.

Unimo-nos a toda a Igreja fazendo nossa a oração Veni Creator Spiritus e pedindo ao Espírito que ilumine nossos cardeais neste momento eclesial de graça e discernimento espiritual, na escuta da Vontade de Deus.

Ao mesmo tempo, oferecemos o material que preparamos para continuar confiando a Deus os desafios da humanidade e da missão da Igreja…

Intenção para o mês de Maio

Pelas condições de trabalho

Rezemos para que, através do trabalho, se realize toda a pessoa, sejam sustentadas as famílias com dignidade e se humanize a sociedade.

Atitudes para o mês

Promover um trabalho que humanize

“A gestão do emprego é uma grande responsabilidade humana e social, que não pode ser deixada nas mãos de poucos nem acabar num «mercado» divinizado… Entristeço-me quando vejo que há pessoas sem trabalho e não têm a dignidade de levar o pão para casa. O trabalho é sagrado, confere dignidade à família.” (Papa Francisco).

O que podes fazer para que o emprego seja digno e para que o pão ganho com dignidade chegue às famílias? Consegues ajudar de forma concreta uma família que sofre com o desemprego? O teu testemunho e forma de estar responsável no trabalho podem ajudar muito.

Favorecer ambientes de colaboração

“De uma pessoa séria e honesta, a coisa mais bonita que se pode dizer é: ‘É um trabalhador’. Trata-se precisamente de alguém que trabalha, que na comunidade não vive à custa dos outros… Não vivas à custa dos outros.” (Papa Francisco).

Cuidas do teu trabalho e das relações com os teus colegas? Lembra-te que és membro de uma comunidade. Se fizeres bem a tua parte, estás a fazer com que o todo funcione e a criar mais empregos para os outros.

Conhecer e contribuir com os meus talentos

“Trabalhar — repito, nas suas mil formas — é próprio da pessoa humana e exprime a sua dignidade de ter sido criada à imagem de Deus. Por isso, diz-se que o trabalho é sagrado. E, portanto, a gestão do emprego é uma grande responsabilidade humana e social”. (Papa Francisco).

Tu és único e irrepetível. Conheces os teus dons? Colocas os teus dons ao serviço dos outros no teu trabalho? Deus conta contigo para que os faças render para bem de todos.

Partilhar o aprendido

“A família educa para o trabalho com o exemplo dos pais, o pai e a mãe que trabalham pelo bem da família e da sociedade.” (Papa Francisco).

Partilhas o que recebeste de Deus na tua família e nos lugares por onde passas? O que foste aprendendo é para ser oferecido, especialmente àqueles que precisam de aprender a ganhar a vida. Pensa numa forma concreta de mudar a realidade à tua volta.

Cuidar da justiça no trabalho

“Que as vozes dos pobres sejam escutadas neste tempo de preparação para o Jubileu (2025) que, segundo o mandamento bíblico, restitui a cada um o acesso aos frutos da terra… Tudo isto será possível se formos capazes de recuperar o sentido de fraternidade universal, se não fecharmos os olhos diante do drama da pobreza crescente que impede milhões de homens, mulheres, jovens e crianças de viverem de maneira digna.” (Papa Francisco).

Abre os teus olhos. Quem, à tua volta, precisa de ajuda, de um trabalho digno? Pergunta ao Senhor o que podes fazer para que a fraternidade não seja apenas uma utopia, pelo menos para aqueles que estão mais perto de ti.