A Catequese de Adultos

RESUMO DA SESSÃO

Continuando a ter como base o documento da Conferência Episcopal Portuguesa sobre a Catequese, a sessão da Escola da Fé de Fevereiro foi dedicada ao tema: “A Catequese de Adultos”.

Dado que no próximo domingo, dia 11 de Fevereiro, será celebrado o Dia Mundial do Doente, celebração instituída por S. João Paulo II, em 1992, a sessão iniciou-se com uma oração por todos os que se encontram numa situação mais fragilizada.

Efectuada uma breve história da Catequese, através da qual reflectimos sobre o seu significado, a origem, a finalidade e a evolução desde os primórdios do cristianismo até ao nosso tempo.
Contrariamente ao que se pensa, a catequese de Adultos é mais antiga do que a orientada para as crianças. Desde os primeiros tempos que as comunidades cristãs necessitaram de organizar uma catequese para as pessoas adultas que manifestavam o desejo de abraçar a Fé em Jesus Cristo. O arrependimento, o crer em Jesus Cristo e o Baptismo eram as condições exigidas para que se concretizasse a incorporação nas comunidades cristãs existentes. Mais tarde, colocou-se a necessidade de haver uma maior exigência com aqueles que manifestassem a sua vontade de adesão ao cristianismo. Surge, então, o catecumenado, um processo catequético destinado aos adultos, que tinha uma duração de três anos, período de tempo destinado à formação dos que se propunham abraçar a Fé e, pelo baptismo, ser incorporados no Corpo Místico de Cristo, a Igreja.

O Concílio Vaticano II, embora não tenha produzido um documento específico sobre a catequese, apresentou reformas eclesiais que tiveram grande impacto na catequese.
A concepção e a prática da catequese foi sempre considerada uma tarefa primordial da Igreja, contudo, é no período pós-Conciliar que são produzidos os documentos mais decisivos para que se realizasse uma renovação geral da catequese. Dos documentos emitidos destacam-se
A Exortação Apostólica Catechesi Tradendae, o Catecismo da Igreja Católica e os Diretórios da Catequese.
A renovação da Catequese incidiu principalmente na metodologia e pedagogia, mas também deu uma especial atenção à Catequese de Adultos, que passou a ser estruturada com a finalidade de ser um processo de formação contínua dos cristãos e da comunidade eclesial.
Como referiu S. João Paulo II na Exortação Apostólica «CATECHESI TRADENDAE», a catequese de Adultos “é a principal forma de catequese, porque se dirige a pessoas que têm as maiores responsabilidades e capacidade para viverem a mensagem cristã na sua forma plenamente desenvolvida”.
Esta forma de catequese, muitas vezes compreendida como um processo catequético idêntico ao destinado a outras faixas etárias, nomeadamente às crianças e jovens, não é ainda devidamente valorizado pelas comunidades, apesar de ter características que a distingue das demais.
A Catequese de Adultos destina-se a proporcionar aos cristãos uma formação organizada e permanente, de modo a que possam fazer um percurso que os leve a um aprofundamento constante da fé e, consequentemente, a uma melhor identificação com Jesus Cristo e a um sólido compromisso com Ele e a sua Igreja.
As fontes utilizadas para o desenvolvimento de uma formação que prepare permanentemente os fiéis adultos para uma vivência pessoal e comunitária da fé são a Sagrada Escritura, os actos litúrgicos, principalmente os que se referem à celebração dos sacramentos, e os documentos emitidos pelo Magistério da Igreja.
A catequese de Adultos tem o objectivo de formar cristãos esclarecidos, conscientes e empenhados em assumir responsabilidades na missão da Igreja e a dar testemunho de Jesus Cristo na sociedade.
Os temas fundamentais da fé, a oração conjunta, a liturgia, a análise à luz do Evangelho de diversos temas da vida social e eclesial e o estudo dos diversos documentos Papais são as matérias que têm sido o objecto das reflexões efectuadas nas sessões mensais da Catequese de Adultos.

Graças a Deus que, na nossa Paróquia, a catequese de Adultos, actualmente designada de Escola da Fé, tem já uma longa história. Criada há mais de 20 anos, a catequese de Adultos tem dado a um grande número de paroquianos a possibilidade de aprofundar a fé e de crescer no amor a Deus e aos outros.

A próxima sessão realiza-se no próximo dia 6 de Março, às 21H30, e tem como tema: “O tempo Pascal – da Quaresma ao Pentecostes”.

APRESENTAÇÃO DA SESSÃO DE FEVEREIRO