Algumas características da Santidade/Luta, Vigilância e discernimento

Com a análise dos dois últimos capítulos concluímos, na sessão de Janeiro, a reflexão que temos vindo a fazer sobre a Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate” (Alegrai-vos e exultai).

Nos capítulos IV e V, que têm como títulos “Algumas características da Santidade e “Luta, vigilância e discernimento”, respectivamente, o Papa Francisco aponta-nos alguns meios que considera necessários para os caminhos da santidade (cap. IV), designadamente, a perseverança, paciência e mansidão, a alegria e sentido de humor, a ousadia e ardor, a comunidade e a oração constante, e adverte-nos que o conflito que temos de travar contra o mal só poderá ser superado com luta e vigilância permanentes e com o discernimento, um dom que é preciso pedir com confiança ao Espírito Santo (Cap. V)

A sessão foi ainda preenchida com uma reflexão sobre a nossa comunidade Paroquial, tema que continuará a ser tratado em Fevereiro.
Assim, na próxima sessão, será concluída a reflexão sobre a nossa comunidade Paroquial e, conforme está programado, iniciaremos o tema “Todos, tudo e sempre em Missão”, tendo por base a nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa para o Ano Missionário, pela qual somos convocados a preparar a celebração do “Mês Missionário Extraordinário”, que terá lugar em Outubro de 2019, data em que se comemora o centenário da publicação da Carta Apostólica “Maximum Illud”, do Papa Bento XV.

APONTAMENTOS DA SESSÃO DE JANEIRO