Celebração Penitencial, com confissões individuais

SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO PENITENCIAL

Na próxima Quinta Feira, dia 14, às 21H30, haverá uma celebração Penitencial, seguida de confissões individuais.

Jesus Cristo, que sempre condenou o pecado e não os pecadores, exerceu durante a sua vida o poder de perdoar os pecados. É esse
mesmo poder que foi confiado aos apóstolos no Domingo da Sua Ressurreição, quando lhes apareceu e disse: «A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós.» Em seguida, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos» (Jo 20, 21-23).

Ao conceder aos Apóstolos e aos seus sucessores o poder de perdoar os pecados, o nosso Salvador instituiu na sua Igreja o Sacramento da Reconciliação Penitencial, para que os fiéis pudessem alcançar o perdão dos seus pecados, regressar à comunhão com Deus e retomar a graça baptismal.

O Sacramento da Reconciliação Penitencial é um encontro com Cristo Redentor, um Cristo que cura, ressuscita e santifica, e que continua hoje a proclamar: “Filho, os teus pecados estão perdoados” (Mc 2,5); “A tua fé te salvou, vai em Paz” (Lc 7,50); “Também Eu não te condeno. Vai e de agora em diante não tornes a pecar” (Jo 8,11).

O encontro com Cristo dá-se através do ministério da Igreja, mas é o próprio Cristo que perdoa os pecados e faz participar o penitente dos frutos da redenção Pascal.

Aqueles que se aproximam do Sacramento de Reconciliação Penitencial reconhecem a sua condição de pecadores e fazem a experiência do amor misericordioso de Deus.

“Quando vou me confessar é para me curar, para curar a minha alma. Para sair com mais saúde espiritual. Para passar da miséria à misericórdia. E o centro da confissão não são os pecados que dizemos, mas o amor divino que recebemos e que sempre precisamos. O centro da confissão é Jesus que nos espera, nos escuta e nos perdoa.” (Papa Francisco – Intenções 2021/03)

Além da nossa Paróquia, há celebrações nas seguintes Paróquias da Vigararia Porto Poente:

Dia 11 – Paróquia de Cedofeita

Paróquia Nossa Senhora do Porto

Dia 12 – Paróquia de Lordelo do Ouro

Dia 13 – Paróquia Nossa Senhora da Ajuda

Dia 18 – Paróquia de Aldoar

Dia 19 – Paróquia da Foz do Douro

Dia 20 – Paróquia do Santíssimo Sacramento

Dia 21 – Paróquia Nossa Senhora da Boavista

Dia 22 – Paróquia do Carvalhido

(Todas as celebrações têm início às 21H30)