O tradicional concerto de Natal apresentado pelo Coro da Sé terá lugar na noite de sábado, 21 de dezembro de 2024, às 21H30, apresentando duas obras corais-sinfónicas que até agora não foram incluídas em concerto entre nós. Trata-se do Magnificat de J. D. Zelenka e o Christmas Oratorio de Gottfried Homilius. Serão intérpretes o coso da Sé, a Orquestra do Alântico, com os solistas Raquel Mendes (soprano), Ana Isabel santos (contralto), Fernando Guimarães (tenor) e Job Tomé (baixo), com a direção de Tiago Ferreira.
O Magnificat em ré maior, ZWV 108, de Jan Dismas Zelenka (1679-1745) constitui uma versão barroca do hino bíblico, curiosamente na mesma tonalidade do celebrado Magnificat de J. S. Bach, seu contemporâneo: enquanto Bach exercia o seu cargo na igreja luterana de Leipzig, Zelenka era mestre capela da catedral católica de Dresden. Ambos ficaram muito tempo esquecidos. O Magnificat em ré maior integra uma série de salmos e foi composto para os serviços de Vésperas em Dresden. O coro tem um papel proeminente nesta obra, cujo carácter festivo foi valorizado pelo acrescentamento de partes para dois trompetes e tímpanos. São numerosas as obras de inspiração litúrgica de Zelenka (vinte missas, responsórios, dois Magnificat e muitos salmos), que se integram no universo musical do período barroco. A obra profana é muito reduzida.
O Christmas Oratorio, (Oratório de Natal), HoWV I.1, de Gottfried August Homilius (1714-1785), é a sua segunda grande obra vocal impressa em sua vida. Valoriza a componente instrumental, pedindo um agrupamento invulgarmente numeroso. Segundo a indicação do Coro, apresenta o tema dos pastores, na altura muito apreciado e de uma forma muito sofisticada. Cada andamento apresenta um cenário diferente e distinto de todos os outros andamentos. Isto aplica-se à música pastoral, tendo como mote a visão e o prisma dos pastores, bem como à representação do anjo que anuncia o Nascimento de Cristo.
Segundo o Diretor do Coro, Tiago Ferreira, estas duas obras ouvir-se-ão, possivelmente, em primeira audição nacional.