“A ressurreição de Cristo é o acontecimento mais fascinante da história humana, que atesta a vitória do Amor de Deus sobre o pecado e a morte e doa à nossa esperança de vida um fundamento sólido como a rocha.” (Papa Francisco)
Jesus Cristo ressuscitou. Aleluia! Aleluia!
Jesus está vivo no meio de nós e caminha ao nosso lado. Esta é a verdadeira razão pela qual se celebra o Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor.
Celebrar a ressurreição de Cristo não é apenas recordar um acontecimento histórico testemunhado pelos discípulos e transmitido através das gerações, mas trata-se, acima de tudo, de viver uma realidade que constitui o núcleo da fé cristã. Como nos diz S. Paulo, “Se Cristo não ressuscitou, vã é a nossa pregação, e vã é também a nossa fé” (1Cor 15,14).
A Morte e Ressurreição de Jesus são a garantia de que, após o final da peregrinação terrestre, todos aqueles que acreditam em Cristo não vão permanecer mortos, mas também passarão da morte para uma vida nova e em abundância. A Páscoa de Cristo é também a nossa Páscoa: “na morte de Cristo nossa morte foi vencida e em sua ressurreição ressuscitamos todos”. (Prefácio II de Páscoa)
A ressurreição de Cristo dá sentido à nossa existência, pois mantém viva a luz que nos aproxima de Cristo e alimenta a nossa esperança de um dia vivermos eternamente na glória de Deus.
Por isso, a ressurreição de Cristo é uma fonte de alegria significativa para todos os cristãos, uma alegria que não deve ser guardada, mas compartilhada e testemunhada.
Ó Senhor Jesus Cristo,
Sois o homem primeiro
Da nova humanidade.
Sois luz que não se extingue,
Sol que não tem ocaso,
Fulgor da eternidade.
Sois Deus que Se fez homem,
Sois fonte de alegria,
Sois nossa liberdade.
Ó Senhor Jesus Cristo,
Imagem do Invisível,
Palavra criadora,
Sois vencedor da morte,
Sois o Ressuscitado,
Nossa luz redentora.
Sois a vida sem termo,
O caminho sem erro,
Páscoa libertadora.
(Liturgia das Horas)
VOTOS DE UMA SANTA PÁSCOA