Neste domingo a Igreja celebra o “VI Domingo da Palavra de Deus”.

Esta celebração, instituída pelo Papa Francisco no ano de 2019, tem por finalidade recordar a importância da Palavra de Deus que chega até nós através da Sagrada Escritura.

Este ano, o lema é um versículo do Salmo 119: “Espero na tua Palavra”.

Para a celebração deste dia o Dicastério para a Evangelização elaborou o seguinte subsídio litúrgico-pastoral:

SUBSÍDIO

Para viver a VI edição do Domingo da Palavra de Deus, que será celebrado em toda a Igreja no próximo dia 26 de janeiro de 2025, o Papa Francisco escolheu como lema as palavras do Salmista: “Espero na tua Palavra” (Sl 119,74). Trata-se de um grito de esperança: o homem, no momento da angústia, da tribulação, da falta de sentido, clama a Deus e põe nele toda a sua esperança.

É uma experiência profundamente humana, como é habitual encontrarmos no Saltério. Todos esperam, todos temos diversas esperanças, mas o que nos é comunicado neste Jubileu é a “Esperança”, no singular. Não se trata de uma ideia abstrata ou de um otimismo ingénuo, mas de uma pessoa, viva e presente na vida de cada um: Cristo crucificado e ressuscitado, o único que nunca nos abandona. A teologia paulina é muito clara neste ponto: “Cristo Jesus, nossa esperança” (1Tm 1,1).

 (ver documento completo)