Encíclica “Laudato Si”

Na sessão da Escola da Fé realizada no dia 5 de Abril, foi feita uma reflexão sobre os principais aspectos da Encíclica “Laudato Si”- Louvado sejas.

Nesta Encíclica, o Papa Francisco convida toda a humanidade a preocupar-se com a forma como se está a construir o futuro do planeta, da nossa casa comum, e aponta os caminhos a seguir para que a degradação ambiental, que tem sempre origem no comportamento dos homens, não continue a causar sofrimentos na vida das pessoas, particularmente na dos mais pobres e dos mais desprotegidos.

O Papa propõe o modelo de S. Francisco de Assis, de quem se aprende como são inseparáveis a preocupação com a natureza, a justiça para com os pobres, o empenhamento na sociedade e a paz interior.

A estrutura da Encíclica, os seus principais objectivos e os temas que atravessam toda a Encíclica, o diagnóstico dos males da nossa casa comum, o Evangelho da Criação, a raiz humana da crise ecológica, a ecologia integral, social e cultural, a justiça intergeracional, educação, espiritualidade e conversão ecológica, foram os temas desenvolvidos e analisados, ainda que de modo muito superficial.

CONTEÚDO DA APRESENTAÇÃO DA SESSÃO DE ABRIL