Evangelho: Boa Nova da Misericórdia

A terceira sessão da Escola da Fé, realizada no dia 1 de Dezembro, desenvolveu-se a partir do tema “Evangelho: a Boa Nova da Misericórdia”

Efectuada uma análise a três expressivas parábolas da Misericórdia, a ovelha perdida, a dracma perdida e o filho pródigo, narradas pelo evangelista S. Lucas, concluiu-se que todas têm em comum o encontro/reencontro do que estava perdido, situação que origina sempre uma grande alegria.

A alegria que nos relata as três parábolas é a alegria de Deus. Como nos diz o Papa Francisco, é uma alegria que resulta do perdão. A alegria de Deus é perdoar.

Todos nós podemos rever-nos nas três parábolas, porquanto, em muitas circunstâncias, também somos as imagens da ovelha, do dracma e do filho perdido, por quem o nosso Pai se alegra sempre que regressamos e nos reencontramos com Ele.

Esta misericórdia de Deus deve-nos impelir a abrir os nossos corações à misericórdia, à alegria do perdão, para que dessa forma consigamos seguir o caminho indicado por Jesus Cristo: “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso”.

APRESENTAÇÃO DA 3ª SESSÃO DA ESCOLA DA FÉ