Intenção – Pelo uso das novas tecnologias
Rezemos para que o uso das novas tecnologias não substitua as relações humanas, respeite a dignidade das pessoas e ajude a enfrentar as crises do nosso tempo.
Atitudes para o mês
Usar com discernimento “Na era da internet, onde o espaço e o tempo são suplantados pelo ‘aqui e agora’, a paciência torna-se algo estranho… A paciência foi destronada pela pressa, causando sérios danos às pessoas. De facto, intolerância, nervosismo e às vezes violência gratuita ocupam o seu lugar, provocando insatisfação e indisponibilidade.” (Papa Francisco).
A forma como usas a tecnologia ajuda-te a viver mais serenamente, a pensar com calma e a estreitar relações mais profundas, pacíficas e fraternas com os outros? O que seria bom mudar na forma como usas a tecnologia?
Cuidar das relações “Os meios atuais permitem-nos comunicar e partilhar conhecimentos e afetos. Mas, às vezes, também nos impedem de tomar contacto direto com a angústia, o receio, a trepidação, a alegria do outro e com a complexidade da sua experiência pessoal… O próximo Jubileu pode ajudar a restabelecer um clima de esperança e confiança, como um sinal de um novo renascimento que todos percebemos como urgente.” (Papa Francisco).
Cuidas dos encontros com aqueles que amas? Nada pode substituir o contacto direto com aqueles que conheces. Ânimo. Ainda estás a tempo de renovar a relação, caso sintas que o digital está a ocupar o lugar do encontro cara a cara.
Cultivar uma consciência crítica “A Igreja nunca deixa de encorajar o progresso da ciência e da tecnologia ao serviço da dignidade da pessoa, para um desenvolvimento humano ‘integral e integrador’… na rede das relações, tanto pessoais como comunitárias. A tecnologia não pode suplantar o contacto humano.” (Papa Francisco).
Cais na conta da necessidade de fortalecer as relações humanas diretas, sem a mediação de ecrãs? Que novos hábitos gostarias de ganhar a esse respeito? Como podes ajudar, nos lugares que habitas, a que se forme uma consciência crítica sobre a necessidade de evitar o isolamento?
Promover um estilo de vida sustentável “Uma ecologia integral implica dedicar algum tempo à recuperação de uma serena harmonia com a criação, a refletir sobre o nosso estilo de vida e os nossos ideais, à contemplação do Criador, que vive entre nós e no que nos rodeia… Também é feita de gestos quotidianos simples, onde rompemos a lógica da violência, do aproveitamento e do egoísmo.” (Papa Francisco).
Dedica algum tempo gratuito às relações. Essa é a melhor forma de desintoxicar as comunicações desumanizadas, o nosso planeta e o teu coração.
Usar com responsabilidade “Como seria bom se, ao aumento das inovações científicas e tecnológicas, correspondesse também uma equidade e uma inclusão social cada vez maiores! Como seria bom se, enquanto descobrimos novos planetas longínquos, também descobríssemos as necessidades do irmão e da irmã que orbitam ao nosso redor!” (Papa Francisco).
Quem está perto de ti todos os dias? Preocupas-te com as suas necessidades? Há alguém nas periferias do teu coração? Que o uso da tecnologia não te afaste das pessoas que precisam de ti.