Evangelho de Lucas 1,39-47

Hoje celebramos a festa de nossa Senhora de Guadalupe. Diante de sua prima Izabel, Maria entusiasmada vai contando as maravilhas que se realizam nela e diz: Meu espírito se alegra em Deus, meu salvador.

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

O louvor de Maria pode ser o nosso. Ela reconhece a sua pequenez e se dá conta da forte ação de Deus em sua vida. Reconhecer a ação de Deus sempre causa alegria. Perceba ao seu redor a mãe divina, a ação potente de Deus. Veja as pessoas do seu convívio: seus familiares, filhos, esposo/esposa… perceba como Deus está agindo neles e na sua vida e louve a Deus!

Palavras do Santo Padre

Esta é a grandeza de João, um grande, o último desta multidão de crentes que começou com Abraão, aquele que prega a conversão, que não usa meios-termos para condenar os soberbos, que no final da vida se permite duvidar. Este é um bom programa de vida cristã. (…) Peçamos a João a graça da coragem apostólica de dizer sempre tudo com verdade; do amor pastoral, ou seja, de receber as pessoas com o pouco que podem dar, o primeiro passo. Deus fará o resto. Que o grande João, que é o mais pequenino no reino dos Céus e por isso é grande, nos ajude neste caminho nos passos do Senhor. (Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 15 de dezembro de 2016)