Evangelho de Lucas 1,26-38
Solenidade da Anunciação do Senhor. O anjo Gabriel anuncia a Maria que ela foi escolhida para ser a mãe do Filho de Deus. Após dialogar com o anjo sobre como isso aconteceria, Maria disse: eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

Maria dá sua total adesão à Palavra de Deus e Jesus se encarna nela. Quando nós também damos adesão à Palavra de Deus e a colocamos em prática, fazendo o bem a todos indistintamente, a começar pelas pessoas mais pertinho de nós, em nossa família, Deus também vai crescendo dentro de nós. Imagine você sempre dizendo sim a Deus e fazendo o bem ao próximo!

Palavras do Santo Padre

«Nada é impossível a Deus» (Lc 1, 37): assim termina a resposta do Anjo a Maria. Quando acreditamos que tudo depende exclusivamente de nós permanecemos prisioneiros das nossas capacidades, das nossas forças, dos nossos horizontes míopes. Quando, pelo contrário, nos dispomos a deixar-nos ajudar, aconselhar, quando nos abrimos à graça, parece que o impossível começa a tornar-se realidade. […] Deus continua a procurar aliados, continua a procurar homens e mulheres capazes de acreditar, capazes de fazer memória, de se sentirem parte de seu povo para cooperar com a criatividade do Espírito. Deus continua a percorrer os nossos bairros e as nossas ruas, vai a todos os lugares em busca de corações capazes de escutar o seu convite e de o fazer tornar-se carne aqui e agora. Parafraseando Santo Ambrósio no seu comentário a este trecho podemos dizer: Deus continua a procurar corações como o de Maria, dispostos a acreditar até em condições absolutamente extraordinárias (cfr. Exposição do Evangelho segundo Lucas II, 17: PL 15, 1559). Que o Senhor faça crescer em nós esta fé e esta esperança.(Homilia na Solenidade da Anunciação do Senhor, 25 de março de 2017)