Evangelho de João 3,1-8.
Nicodemos era fariseu, mas ele reconhecia que Jesus veio de Deus. Foi conversar com Jesus, às escondidas, de noite, e tornou-se um discípulo mais fervoroso do Senhor. Naquele encontro Nicodemos ficou sabendo que precisava nascer do alto.

Como viver essa frase do Evangelho?

Nascer do alto faz referência ao nosso Batismo. Pelo Batismo morremos para os apegos às coisas do mundo e nascemos para as realidades do alto. Quem é batizado recebe uma marca incancelável de Cristo, é seu seguidor, seu imitador. Pelo Batismo fomos, pois, sepultados com Cristo na morte, para que, tal como Ele foi ressuscitado de entre os mortos para a glória do Pai, também nós caminhemos numa vida nova.

Palavras do Santo Padre

Ser cristão não é apenas cumprir os Mandamentos: eles devem ser cumpridos, é verdade; mas se parares aqui, não serás um bom cristão. Ser cristão é deixar o Espírito entrar em ti e levar-te para onde Ele quiser. Na nossa vida cristã muitas vezes paramos como Nicodemos, antes do “portanto”, não sabemos que passo dar, não sabemos como o fazer ou não temos a confiança em Deus para dar este passo e deixar o Espírito entrar. Nascer de novo é deixar o Espírito entrar em nós e que seja o Espírito a guiar-me e não eu, e assim: livre, com esta liberdade do Espírito que nunca saberás onde irás parar. (Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 20 de abril de 2020)