Evangelho de João 1,1-18

No princípio era a Palavra. O mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não quis reconhecê-la: veio para o que era seu, mas os seus não a receberam.

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

O mundo rejeita a Deus que o criou. Mas quem é de Deus não abre mão de estar com ele. Mantenha o foco de sua vida em Deus. Empenhe-se em amar os irmãos e ajudá-los em suas dificuldades. O mundo divulga o ódio, mas Deus é amor. No mundo há muitos conflitos: 56 no momento, mas Deus é paz! O mundo está envolto em trevas, mas Deus é luz. Que o Evangelho que nos acompanhou durante esse ano, seja luz também para você hoje, pois Jesus trouxe a luz ao mundo. Feliz ano Novo!

Palavras do Santo Padre

No princípio: estas são as primeiras palavras da Bíblia, as mesmas com as quais começa a narração da criação: «No princípio, Deus criou o céu e a terra» (Gn 1, 1). Hoje o Evangelho diz que Aquele que contemplamos no seu Natal, como menino, Jesus, já existia antes: antes do início das coisas, antes do universo, antes de tudo. Ele existe antes do espaço e do tempo. «Nele havia vida» (Jo 1, 4) antes que a vida surgisse. São João chama-Lhe Verbo, ou seja, Palavra. O que nos quer dizer com isto? A palavra serve para comunicar: não se fala sozinho, fala-se com alguém. […] Agora, o fato de que Jesus seja desde o princípio a Palavra significa que desde o início Deus quer comunicar conosco, quer falar conosco. O Filho unigênito do Pai (v. 14) quer comunicar-nos a beleza de sermos filhos de Deus; ele é «a verdadeira luz» (v. 9) e quer afastar-nos das trevas do mal; ele é «a vida» (v. 4), que conhece as nossas vidas e quer dizer-nos que as ama desde sempre. Ele ama-nos a todos. Eis a maravilhosa mensagem de hoje: Jesus é a Palavra, a Palavra eterna de Deus, que desde sempre pensa em nós e deseja comunicar conosco. E para o fazer, foi além das palavras. […] Fez-se carne e não voltou atrás. Ele não assumiu a nossa humanidade como a roupa que se veste e se despe. Não, ele nunca mais se separou da nossa carne. E nunca se separará: agora e para sempre Ele está no céu com o seu corpo de carne humana. Ele uniu-se para sempre à nossa humanidade, poderíamos dizer que se “casou” com ela. (Angelus de 3 de janeiro de 2021)