A Família: Santuário de Misericórdia

Nas sessões da Escola da Fé de Janeiro e Fevereiro foi desenvolvido o tema” A Família, Santuário de Misericórdia”.

Definido o conceito de família em geral e, em particular, o da família cristã.

A Família cristã não é simplesmente uma família em sentido jurídico, mas uma instituição que nasce de um compromisso livre e voluntário de um reciproco amor assumido e proclamado expressamente, por um homem e uma mulher, perante Deus e a sua Igreja.

O matrimónio canónico, designado vulgarmente por casamento pela Igreja, está para além de um mero contrato, uma vez que é santificado com a dignidade sacramental.

Assim, quando o matrimónio é celebrado entre dois baptizados na fé, ele é Sacramento. Através deste sacramento, os esposos recebem a missão de ser o sinal do próprio amor de Deus, do amor de Cristo pela sua esposa, a Igreja.

Definida a família cristã, era importante centrar a nossa reflexão na segunda parte do título da sessão, designadamente na misericórdia.

De que misericórdia falamos quando a incluímos no título da sessão?

Sendo a misericórdia uma manifestação do amor de Deus, ela tem em Jesus Cristo, o rosto da misericórdia do Pai, a expressão mais evidente do amor misericordioso de Deus.

O perdão, a compaixão e a ajuda/salvação são os aspectos da misericórdia que devemos ter presentes quando consideramos a Família como Santuário de Misericórdia.

A Misericórdia de Deus envolve todo o compromisso matrimonial, como Graça que promana do Sacramento do Matrimónio e que se projecta na Missão da Família Cristã.

Essa missão, que deve ter sempre presente a Misericórdia de Deus e as Obras de Misericórdia Corporais e Espirituais, concretiza-se em todas as relações internas e externas da família.

APRESENTAÇÃO DA SESSÃO DE JANEIRO

APRESENTAÇÃO DA SESSÃO DE FEVEREIRO