Deus

QUEM É DEUS?

Cristo revela-nos que Deus é «Pai», não só enquanto é Criador do Universo e do Homem, mas sobretudo porque no seu seio gera eternamente o Filho, que é o seu Verbo, «resplendor da sua glória, e imagem da sua substância» (HB 1,3).

ONDE ESTÁ DEUS?

Só Deus «é», isto é, enquanto as criaturas receberam d’Ele tudo o que são e têm, só Deus é em Si mesmo a plenitude do ser e de toda a perfeição. Ele é «Aquele que é», sem origem e sem fim.

PARA QUE É QUE DEUS NOS CRIOU?

O Homem é o vértice da criação visível, pois é criado à imagem e semelhança de Deus. Deus criou tudo para o Homem, mas o Homem foi criado para conhecer, servir e amar Deus, para lhe oferecer neste mundo toda a criação em acção de graças e para ser elevado à vida com Deus no Céu. Só no mistério do Verbo encarnado se esclarece verdadeiramente o mistério do Homem, predestinado a reproduzir a imagem do Filho de Deus feito homem, que é a perfeita «imagem de Deus invisível».

COMO É QUE A IGREJA EXPRIME A SUA FÉ TRINITÁRIA E COMO OPERAM AS TRÊS PESSOAS DIVINAS?

A Igreja exprime a sua fé trinitária confessando um só Deus em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. As três Pessoas Divinas são um só Deus, porque cada uma delas é idêntica à plenitude da única e indivisível natureza divina. Elas são realmente distintas entre si, pelas relações que as referenciam umas às outras: o Pai gera o Filho, o Filho é gerado pelo Pai, o Espírito Santo procede do Pai e do Filho. Inseparáveis na sua única substância, as Pessoas Divinas são inseparáveis também no seu operar: a Trindade tem uma só e mesma operação. Mas no único agir divino, cada Pessoa está presente segundo o modo que lhe é próprio na Trindade.