MOMENTOS DE ORAÇÃO

Ato de fé.

Meu Deus, verdade infalível, creio firmemente em tudo quanto nos revelastes e a Igreja nos ensina. E expressa- mente creio em Vós, único e verdadeiro Deus, em três pessoas iguais e distintas: Pai, Filho e Espírito Santo; e no Filho encarnado e morto por nós, Jesus Cristo, o qual dará a cada um, conforme os merecimentos, o prémio ou o castigo eterno. Conforme esta fé quero sempre viver. Senhor, aumentai a minha fé.

Ato de esperança.

Meu Deus, espero da vossa bondade, por vossas promessas e pelos merecimentos de Jesus Cristo, nosso Salvador, a vida eterna e as graças necessárias para merecê-la, pelas boas obras que devo e quero praticar. Senhor, que eu possa contemplar-Vos na eternidade.

Ato de caridade.

Meu Deus, porque sois infinita bondade e nossa felicidade eterna, eu Vos amo de todo o meu coração e sobre todas as coisas, e por vosso amor amo também o meu próximo como a  mim mesmo e perdoo todas as ofensas recebidas. Senhor, fazei que eu Vos ame cada vez mais.

Ato de contrição.

Meu Deus, de todo o coração me arrependo dos meus pecados; odeio-os e de- testo-os porque ofendem a vossa infinita Majestade e são causa da morte do vosso Divino Filho, Jesus Cristo, e da minha ruína espiritual. Proponho nunca mais cometê-los no futuro e fugir sempre das ocasiões de pecar. Senhor, tende misericórdia e perdoai-me.

Aceitação da vontade de Deus.

Senhor, aceito do vosso amor qualquer género de vida ou de morte que queirais enviar-me, com todas as suas amarguras, penas e dores, como prova de amor, para me unir à vossa redenção por mim e meus irmãos, e com a esperança luminosa da felicidade eterna junto de Vós. Amen.

Oração de petição.

Senhor, eu Vos peço que não me surpreenda a morte a meio do caminho que me conduz a Vós. Que eu morra quando termina- rem os meus dias, depois de ter cumprido todos os meus deveres, e depois de a minha vida ter chega- do ao fim que a vossa Providência me designou. Fazei-me entender que o que conta é chegar a esse momento na vossa santa graça. Amen.