Catequese – A Alegria do encontro com Jesus Cristo

Na sessão da Escola da Fé, realizada no passado dia 9, foi desenvolvido o tema “Catequese – a alegria do encontro com Jesus Cristo”.

A Carta Pastoral publicada pela Conferência Episcopal Portuguesa foi a base da reflexão efectuada. Esta Carta aponta para que seja efectivada uma renovação da catequese, o que passa necessariamente pela metodologia catequética. A catequese, em qualquer faixa etária, deve ter como principal objectivo o encontro pessoal com Jesus Cristo, dando sentido ao que transmitiu o Papa Emérito Bento XVI: “No início do ser cristão não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, um rumo decisivo.”
O documento aponta para um modelo de catequese que não se centre apenas na transmissão de conhecimentos ou de doutrina, mas fundamentalmente num modelo de inspiração catecumenal, ou seja, uma catequese baseada no anúncio de Jesus Cristo Ressuscitado que continua a vir ao nosso encontro.
Como refere o Papa Francisco, “A catequese é o primeiro anúncio, por ser o princípio, mas também o anúncio principal, aquele que se tem de voltar a anunciar sempre: «Jesus Cristo ama-te, deu a sua vida para te salvar e agora vive contigo todos os dias para te iluminar, fortalecer, libertar»
Segundo o que refere o documento, os lugares de encontro com Jesus Cristo são a Igreja, como comunidade dos crentes, a Palavra de Deus presente nas Escrituras, a Eucaristia e a vivência da caridade. É, pois, na vivência da fé em comunidade que os catequizandos podem fazer a experiência de encontro com Jesus Cristo.
De entre os mediadores desse encontro, o catequista é decisivo na catequese orientada aos mais jovens, pois é pela sua mão que aqueles podem iniciar o caminho que leva ao encontro com Jesus Cristo. Contudo, só será possível ser guia do caminho “se ele próprio tiver experiência pessoal do encontro com Ele e conhecer o caminho a percorrer – o encontro do qual nasce também a sua vocação: “o desejo de O anunciar, de evangelizar”.
A família assume também um papel importante na mediação do encontro das crianças e jovens com Cristo. Torna-se, portanto, necessário e urgente promover encontros com os pais que, como diz o documento, visem informar e formar nos conteúdos transmitidos aos filhos.
Feita uma reflexão sobre a importância da família na catequese da infância e da adolescência, pois é devido à falta de envolvimento dos familiares, sobretudo dos pais, que a maioria dos jovens, após a primeira comunhão ou a profissão de fé, deixam de participar na vida da comunidade. Essa falta de envolvimento das famílias é um reflexo de uma sociedade que criou para si outras prioridades, deixando de se preocupar com a educação cristã dos seus membros.

Na próxima sessão, no dia 6 de Fevereiro, continuará o tema da Catequese, contudo, desta vez, a reflexão será especificamente sobre a “Catequese de Adultos”.

APRESENTAÇÃO DA SESSÃO DE JANEIRO