“Todos, Tudo e Sempre em Missão”.

Sessão da Escola da Fé de Fevereiro, cujo tema foi “Todos, Tudo e Sempre em Missão”.

Celebrando-se em 30 Novembro de 2019 o centenário da Carta Apostólica “Maximum Illud” publicada pelo Papa Bento XV, o Papa Francisco decretou um “Mês Missionário Extraordinário”, que será celebrado no mês de Outubro de 2019.
Na sequência da proposta do Papa, a Conferência Episcopal Portuguesa considerou ser pastoralmente aconselhável que o espírito missionário não fosse apenas vivido naquele mês. Neste sentido, os Bispos propuseram a celebração em todas as Dioceses de um Ano Missionário, que decorrerá de Outubro de 2018 a Outubro de 2019.
Impunha-se, pois, que a Escola da Fé, no âmbito da proposta dos nossos Bispos, pudesse fazer uma reflexão sobre qual é a missão do cristão e o que é ser missionário no mundo actual.

Para orientar esta sessão foi convidado o Grupo Missionário da Paróquia. Da sua apresentação, em anexo, salientámos o seguinte:
A missão não está reservada a alguns, mas a todos os baptizados. Ela é uma vocação de todos e para todos, como resposta do crente que recebeu a graça de Deus, por Jesus Cristo, no baptismo, pela acção do Espírito Santo.
A fé, a vocação e a missão são indissociáveis. É pela Fé que Homem responde ao chamamento de Deus e pela Missão que concretiza a fé e realiza o chamamento.
Na História da Salvação, há muitos exemplos da vocação e da consequente resposta através do acolhimento e realização de uma missão. Entre muitos, foram salientados Adão e Eva, Noé, Abraão, Moisés, Josué, Jeremias, Elias, Jonas, Maria, os Apóstolos e os 72 Discípulos.
Também nós, o Povo de Deus, recebemos, pelo Baptismo, a missão de sermos missionários.
E como podemos ser missionários?
-Através do testemunho e coerência de vida cristã; proclamando por palavras e acções a Boa Nova; promovendo a paz e denunciando as injustiças; através da partilha, solidariedade e ajuda aos pobres; colaborar na actividade pastoral da Igreja;
É fácil perceber, depois desta pequena reflexão, que todos nós, cristãos e discípulos de Jesus Cristo, pela nossa vocação baptismal, génese de todas as vocações específicas e pessoais, somos chamados e convocados pelo mesmo Jesus a sermos missionários. Podemos, devemos e somos missionários, de facto, tantas vezes, mesmo sem nos apercebermos disso. Contudo, é importante reflectirmos sobre esta questão, tomarmos consciência desta realidade, para sermos fiéis a esta vocação a que todos somos chamados: sermos missionários, ao serviço da Igreja de Jesus Cristo.
Como cristãos, temos a responsabilidade de sermos missionários do Evangelho. Viver a missão através do serviço: esta é a única maneira de ser discípulo de Jesus. (Papa Francisco)
Na próxima sessão, dia 12 de Fevereiro, será continuado este tema.

Apresentação da sessão de Fevereiro