III Domingo da Páscoa

Neste tempo em que continuamos a viver e a celebrar a Ressurreição de Jesus Cristo, a Palavra de Deus do III Domingo da Páscoa convida-nos a dar testemunho da ressurreição de Cristo e a ser portadores da sua mensagem de vida e salvação.

I Leitura (Act 3,13-15.17 -19)
Os versículos que compõem a primeira leitura fazem parte do discurso efectuado pelo apóstolo Pedro ao povo, logo após ter realizado, em nome de Jesus Cristo, a cura de um coxo de nascença, através da qual é dado o sinal de que Jesus está vivo e continua a sua acção libertadora.
Pedro, depois de acusar a audiência, que na sua maioria era composta por israelitas, de ter rejeitado o Justo, o Santo, o autor da Vida, acusação que é suavizada por considerar que agiu por ignorância, declara perante todos: “matastes o autor da vida, mas Deus ressuscitou-O dos mortos, e nós somos testemunhas disso”.
Pedro dá testemunho de Cristo Ressuscitado e convida os presentes a arrependerem-se e converterem-se para que os seus pecados sejam perdoados. E para que tal seja concretizado e haja uma verdadeira mudança de vida, é necessário aderirem a Jesus Cristo, a crer n’Ele e a acolher o projecto de salvação por Ele anunciado.
Esta é também a missão que Jesus pede aos cristãos de todos os tempos: testemunhar com convicção a ressurreição de Cristo, de modo que todos os que não acreditam possam arrepender-se e converter-se, e assim poderem acolher a salvação anunciada por Jesus Cristo

II Leitura (1 Jo 2,1-5)
Na primeira carta de S. João, o autor começa por exortar as comunidades a não pecar, mas caso alguém peque, deve confiar em Jesus Cristo, o justo defensor diante do Pai, que veio para assumir e resgatar os pecados de todos.
Na verdade, a pecabilidade não pode ser excluída, pois ela é intrínseca ao ser humano. Todos somos pecadores e devemos reconhecer os nossos pecados, as nossas fragilidades e, por isso, necessitamos de Jesus Cristo, o nosso mediador, para alcançarmos a misericórdia de Deus.
João prossegue a sua carta com a definição sobre o modo como conhecemos Jesus Cristo (em termos bíblicos, a expressão “conhecer Deus” não significa ter um conhecimento teórico, ter apenas algumas informações a seu respeito, mas é viver numa relação de comunhão e de amor com Ele). De facto, nós sabemos que O conhecemos quando pomos em prática os seus mandamentos, principalmente o do amor a Deus e ao próximo. Por isso. é que “Aquele que diz conhecê-Lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele”. As suas palavras não se traduzem em obras, são palavras vazias de sentido e completamente estéreis.
Os cristãos têm a missão de anunciar o amor misericordioso de Deus, mas para que o seu anúncio seja credível devem, em primeiro de tudo, ser os primeiros a praticar o que anunciam. Testemunhar Jesus Cristo implica necessariamente fazer o que Ele fez e não apenas dizer o que Ele disse.

Evangelho (Lc 24,35-48)
O evangelista Lucas fala-nos do aparecimento de Jesus Cristo aos discípulos, quando estes ouviam a narração da experiência do encontro com o Ressuscitado feita pelos discípulos de Emaús e como estes O reconheceram na “fracção do pão”.
Jesus faz-se presente no meio da comunidade dos discípulos, desejando a Paz. Os discípulos ficam inquietos e cheios de medo e, perante a sua reacção, Jesus mostra-lhes o sinal do seu amor, da sua doação e entrega, bem visível nas suas mãos e pés e come diante deles, mas mesmo assim não têm a certeza de que estão na presença do corpo glorioso daquele que morreu na cruz.
Depois de abrir o entendimento dos discípulos para compreenderem as Escrituras, designadamente o que está escrito na Lei de Moisés, nos profetas e nos Salmos, confia-lhes a missão de anunciar Jesus ressuscitado, o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.
Hoje, Cristo ressuscitado continua vivo e presente no meio de nós e quer que os discípulos de todos os tempos, reunidos em comunidade, possam fazer uma experiência de encontro com Ele, para assim poderem ser anunciadores do fundamento da fé cristã, a Sua Ressurreição, e da sua mensagem de salvação a todos os que ainda não O conhecem.

III DOMINGO DA PÁSCOA