Intenções do Papa para o mês de Abril

Intenção

PELO PAPEL DAS MULHERES

Rezemos para que sejam reconhecidas em cada cultura a dignidade das mulheres e a sua riqueza, e cessem as discriminações de que são vítimas em várias partes do mundo.

Desafios

RECONHECER A IGUALDADE DA DIGNIDADE

“Cada pessoa deve ser respeitada na sua dignidade e nos seus direitos fundamentais: educação, trabalho, liberdade de expressão, etc. Isto vale de forma particular para as mulheres, mais facilmente sujeitas a violências e abusos”. (Papa Francisco) – Como expressas este respeito pelas mulheres da tua família e dos lugares por onde passas? E, se és mulher, como manifestas a tua dignidade?

SER CONSCIENTES DOS PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS

“Não nos podemos calar perante esta praga do nosso tempo. A mulher é usada… Não deixemos sem voz as mulheres vítimas de abuso, exploração, marginalização e pressões indevidas”. (Papa Francisco) – Evita fazer um julgamento precipitado e estereotipado sobre qualquer pessoa. Olha cada um com os olhos de Cristo.

RECONHECER O SEU VALOR E A SUA RIQUEZA

“As mulheres … sabem sintetizar de maneira única, na sua forma de agir, três linguagens: a da mente, a do coração e a das mãos. Mas sinfonicamente. A mulher, quando é madura, pensa o que sente e faz; sente o que faz e pensa; faz o que sente e pensa: é uma harmonia. Esta é a genialidade da mulher”. (Papa Francisco). – Descobre e valoriza alguma mulher próxima e manifesta-lhe o teu agradecimento.

PROMOVER A EDUCAÇÃO E O EMPODERAMENTO

“A criatividade. A especificidade insubstituível da contribuição feminina para o bem comum é inegável … neste momento em que a humanidade conhece uma mutação tão profunda, as mulheres podem ajudar muito a que a humanidade não decaia”. (Papa Francisco). – Como podes colaborar na formação integral da mulher? A partir do teu lugar, podes fazer muito.

LUTAR CONTRA A DISCRIMINAÇÃO “

O problema das discriminações que frequentemente atingem as mulheres, (é considerá-las) como outras categorias débeis da sociedade. Recordei muitas vezes e com força que a diversidade nunca deve conduzir à desigualdade, mas antes a um acolhimento agradecido e recíproco”. (Papa Francisco) – Luta contra a discriminação, valorizando, agradecendo, acolhendo quem se aproximar de ti, especialmente se é uma mulher.