Intenções do Papa para o mês de Dezembro

Intenção

Pelas organizações de voluntariado

Para que as organizações de voluntariado e promoção humana encontrem pessoas desejosas de empenhar-se pelo bem comum e procurem caminhos sempre novos de colaboração a nível internacional.

Desafios

– Compromisso: «Agradeço-vos quanto fazeis e o modo como o fazeis! As vossas intervenções ao lado dos homens e das mulheres em dificuldade são um anúncio vivo da ternura de Cristo, que caminha com a humanidade de todos os tempos» (Papa Francisco). Fazes parte de algum voluntariado?

– Dar-se: «Uma Igreja que põe o avental e se inclina para servir os irmãos em dificuldade» (Papa Francisco). Assume o propósito de ajudar uma pessoa vulnerável ou que atravesse um momento difícil.

– Partilhar: «Encorajo-vos a prosseguir o vosso compromisso para que a criação permaneça um património de todos, para a entregar com toda a sua beleza às gerações vindouras» (Papa Francisco). Partilha o teu tempo e os teus bens com quem precisa.

– Sair ao encontro: «Face a tudo isto, o discípulo de Cristo não se recusa, não volta a cara para o outro lado, mas procura ocupar-se desta humanidade que sofre, com proximidade e acolhimento evangélico» (Papa Francisco). Informa-te sobre alguma organização de voluntariado da tua cidade e das suas necessidades.

– Colaborar com outros: «É necessária a colaboração de todos, instituições, ONG’s e comunidades eclesiais, para promover percursos de convivência harmoniosa entre pessoas e culturas diversas» (Papa Francisco). Cultiva uma atitude de cooperação com as pessoas à tua volta.