Intenções do Papa para o mês de Outubro

Intenção – Por uma Igreja aberta a todos

Rezemos para que a Igreja, fiel ao Evangelho e corajosa no anúncio, seja um lugar de solidariedade, de fraternidade e de acolhimento, vivendo cada vez mais a sinodalidade.

Atitudes

• Sinodalidade
    “Quando falamos duma Igreja sinodal, não podemos contentar-nos com a forma, mas temos necessidade também de substância, instrumentos e estruturas que favoreçam o diálogo e a interação no Povo de Deus, sobretudo entre sacerdotes e leigos” (Papa Francisco) Participa e dá continuidade ao caminho sinodal na tua paróquia.
  • Encontro
    “Não esqueçamos o estilo de Deus que nos deve ajudar: proximidade, compaixão e ternura” (Papa Francisco) Acolhe os teus irmãos nas suas necessidades.
  • Escuta
    “O Sínodo oferece-nos a oportunidade de nos tornarmos Igreja da escuta: fazer uma pausa dos nossos ritmos, controlar as nossas ânsias pastorais para pararmos a escutar. Escutar o Espírito na adoração e na oração” (Papa Francisco) Estás disponível para a escuta dos teus irmãos e irmãs da Igreja e dos que se sentem fora dela?
  • Discernimento
    “O Sínodo é um percurso de efetivo discernimento espiritual, que não empreendemos para dar uma bela imagem de nós mesmos, mas para melhor colaborar com a obra de Deus na história” (Papa Francisco). Procura formar-te no discernimento cristão.
  • Disponibilidade para a missão
    “O ponto de partida, no corpo eclesial, é este e mais nenhum: o Batismo. Dele, nossa fonte de vida, deriva a igual dignidade dos filhos de Deus, embora na diferença de ministérios e carismas. Por isso, todos somos chamados a participar na vida da Igreja e na sua missão” (Papa Francisco). Participas de alguma maneira na missão da Igreja na tua Paróquia, colégio, grupo ou comunidade?