Intenções do Papa para o mês de Outubro

Intenção – Pelo Sínodo

Rezemos pela Igreja, para que adote a escuta e o diálogo como estilo de vida a todos os níveis, deixando-se guiar pelo Espírito Santo em direção às periferias do mundo.

Escuta e diálogo

“Escutar e escutar-nos. É o dom mais precioso e criador que podemos oferecer uns aos outros. Nós os cristãos esquecemos que o serviço da escuta foi-nos confiado por Aquele que é o ouvinte por excelência, e que somos chamados a participar na sua obra” (Papa Francisco). Faz silêncio, interior e exterior, para poderes escutar os irmãos no teu dia-a-dia.

Um estilo de vida

“A comunhão não é o resultado de estratégias e programas. Constrói-se na escuta mútua entre irmãos e irmãs. Como num coro, a unidade não pede uniformidade, monotonia, mas sim pluralidade e variedade de vozes, polifonia” (Papa Francisco). Do teu estilo de vida, fazem parte a comunhão e o caminhar juntos? Como podes crescer neste sentido?

Um modo de proceder

“Rezar não é recitar palavras, palavras, não; estar em oração significa abrir o coração para Jesus, aproximar-se de Jesus, deixar que Jesus entre no meu coração e faça sentir a sua presença” (Papa Francisco). Fazes da tua oração uma forma de vida, sempre aberta à presença do Senhor? És capaz de ver como a oração melhora as tuas relações e a tua forma de estar e ser?

Oração e discernimento

“A oração é uma ajuda indispensável para o discernimento espiritual, sobretudo quando envolve os afetos, permitindo-nos falar com Deus de forma simples e familiar, como se fala com um amigo” (Papa Francisco). Para organizar a tua atividade apostólica, tiras tempo para rezar com a tua comunidade, deixando que o Senhor vos inspire?

Abertura ao Espírito Santo

“Ao estarmos conscientes de que vivemos numa comunhão que nos precede e inclui, podemos redescobrir uma Igreja sinfónica, em que cada um pode cantar com a sua própria voz, acolhendo as outras vozes como um dom que manifesta a harmonia de conjunto que o Espírito Santo compõe” (Papa Francisco). Sentes-te parte de uma comunidade maior, na qual todos crescem em oração e escuta ao Espírito Senhor? Ou participar na vida da Igreja resume-se a “organizar atividades e cumprir ordens”?