Intenções do Papa para o mês de Setembro

Pelas pessoas marginalizadas

Rezemos para que as pessoas que vivem à margem da sociedade, em condições de vida desumanas, não sejam esquecidas pelas instituições e jamais sejam consideradas descartáveis.

Desafios para o mês

Integrar os marginalizados

“Vocês não estão na margem da Igreja… vocês estão no coração da Igreja… Ninguém na Igreja deve sentir-se à parte ou que está no lugar errado. E isto não é uma forma de falar, é a maneira de ser da Igreja” (Papa Francisco).

Como vives a compaixão pelos mais pobres? Podes partilhar oferecendo algo teu e recebendo deles quem são e o que têm?

Ver e escutar

“Esta forte empatia entre Jesus e a mulher, e a forma como Ele interpretou a sua unção, quando comparada com a visão escandalizada de Judas e dos outros, abre um caminho fecundo de reflexão sobre o vínculo inseparável que há entre Jesus, os pobres e o anúncio do Evangelho”. (Papa Francisco)

Como acolhes, através do teu olhar e escuta, os descartados? Pede a Jesus que te dê o seu olhar compassivo e escuta atenta.

Atender à riqueza do outro

“Devemos abrir-nos às periferias, reconhecendo que mesmo os marginalizados, que mesmo aquele que é rejeitado e desprezado pela sociedade, é alvo da generosidade de Deus” (Papa Francisco).

Dás valor aos talentos das tuas irmãs e irmãos? Mesmo os dos mais simples e pobres? Assume o propósito de crescer nesse sentido.

Dar lugar

“Servir eficazmente os pobres leva à ação, e permite encontrar os meios mais adequados para levantar e promover esta parte da humanidade, demasiadas vezes anónima e sem voz, mas que leva impressa o rosto do Salvador, que suplica a nossa ajuda” (Papa Francisco).

De que forma a tua comunidade integra e abre as portas aos mais vulneráveis, confiando-lhes um papel ativo na missão?

Ajuda mútua

“Os pobres não podem ser somente aqueles que recebem; há que colocá-los em condições de poder dar, porque eles sabem bem como corresponder (…). São muitas vezes os pobres quem nos mostra o que é a solidariedade e a partilha” (Papa Francisco).

Com que espírito vives a solidariedade? Partilhas com outros ou ficas-te por ser aquele que dá na relação com os outros?