Nota Episcopal – Exéquias do Papa Emérito

Deus chamou à sua presença o Papa Emérito, Bento XVI, zeloso servidor da Igreja universal na Sé de Pedro. Comungamos da mesma certeza da fé na ressurreição final e na vida eterna, mas sentimos a dor da sua separação. E elevamos súplicas ao Altíssimo para que o admita no seu Reino de plenitude.

Por este motivo, em colaboração com o Cabido catedralício e os Seminários, a Diocese do Porto promove a celebração eucarística de sufrágio por alturas do seu funeral, dia 5 de janeiro, às 19 horas, na Sé. Para ela, convido os sacerdotes, os diáconos e os fiéis leigos.

Lembro às Paróquias e demais instituições diocesanas que podem usar os costumados sinais exteriores de luto, mormente os toques de sinos.

Para além da referida oração comunitária, cada um de nós não deixará de fazer uma oração privada por este bom “trabalhador da vinha do Senhor”.

Porto, 31 de dezembro de 2022

+ Manuel, Bispo do Porto