PASTORAL FAMILIAR

Pastoral Familiar 001

A alegria como opção na família, viver e conviver no amor de Deus” foi o tema da reunião que, no passado dia 21 Fevereiro, a Pastoral Familiar realizou com todos os grupos da Paróquia.

Tomando como base o relatório final da III Assembleia geral extraordinária do Sínodo dos Bispos, realizada em outubro de 2014, o grupo da Pastoral Familiar apresentou excertos de algumas das conclusões resultantes da reflexão dos padres sinodais sobre os desafios pastorais colocados pelas famílias no âmbito da evangelização.

Depois dos participantes na reunião terem sido divididos em seis grupos de trabalho, foi solicitado que efectuassem uma reflexão sobre duas questões – “Como fazer chegar a alegria e o amor de Deus às famílias fragilizadas com a divisão da falta de amor?” e “Este ano, em Ramalde, há apenas dois casamentos. Como propor hoje este sacramento aos nossos jovens?” – e procurassem encontrar as respostas pastorais adequadas a cada uma das situações.

Para além da oportunidade de uma reflexão conjunta, da discussão e intercâmbio de ideias e da apresentação de diversas propostas, esta reunião teve a vantagem de proporcionar uma interacção entre os elementos dos diversos grupos paroquiais, o que contribui para o desenvolvimento e consolidação do espírito de equipa entre todos os agentes pastorais.

No final, o grupo da Pastoral Familiar lançou um desafio a todos os grupos, pedindo que, até ao dia 7 de Março, respondessem à seguinte questão: 

Como resolver a crise da fé, que trouxe a crise do matrimónio e a transmissão da fé no seio da família?

(As respostas devem ser enviadas para o mail – pmario.henrique@sapo,pt