Plano Diocesano de Pastoral 2022-2023

O Plano Pastoral não é um simples documento de consulta. Nele são definidos os objectivos e as acções pastorais que visam dar resposta às necessidades do Povo de Deus. Neste sentido, ele deve servir de orientação para que, em cada comunidade Paroquial, sejam planeadas as acções pastorais e missionárias a desenvolver no novo ano pastoral de 2022-2023.

Para que haja uma maior identificação de todos com o Plano Diocesano e assim poderem dar sentido ao caminho sinodal, isto é, ao “caminhar juntos, sugere-se uma leitura aprofundada deste documento.

A nível pastoral, a nossa Diocese do Porto está a viver um triénio sob a designação genérica: “Juntos por um caminho novo”. Cada uma destas palavras constitui, por si, um verdadeiro programa: “juntos” exige escuta e partilha capazes de gerar a unidade e fazer de nós uma Diocese coesa na dinâmica evangelizadora; a noção do “caminho”, possibilidade sempre em aberto, remete para um percurso sinodal, lado a lado, com quem é dotado de «boas pernas» para andar, mas também com aqueles que se cansaram ou até desistiram da caminhada e que nos merecem o maior respeito e uma enorme solicitude; enfim, a criatividade implícita no adjetivo “novo” alerta-nos para a certeza de que os caminhos de ontem já não servem para conduzir uma enorme multidão que obriga a novos critérios de percurso, muitas vezes desconhecidos para nós, mas que temos de descobrir, ainda que tateando na noite. O Plano Diocesano de Pastoral para 2022-2023 tem como lema “Abraça o presente. Juntos por um caminho novo”. (parte I do Plano Pastoral)

PLANO DIOCESANO DE PASTORAL 2022-2023