Viver a Palavra

Evangelho de Lucas 1,26-38
Solenidade da Anunciação do Senhor. O anjo Gabriel foi enviado por Deus a Nazaré a uma virgem chamada Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus.

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

O Senhor está contigo!, revelou o anjo para Maria. Por esta passagem do Evangelho tomamos conhecimento que Deus está conosco e sabe tudo de nós: ele nos acompanha com seu olhar de amor e misericórdia. Ninguém de nós está sozinho, por acaso, perdido neste mundo, pois o amor de Deus repousa sobre nós no momento presente da vida. Quanto à Maria, Deus havia estabelecido algo grande para ela: ser mãe de seu Filho Jesus!

PALAVRAS DO SANTO PADRE

O anjo Gabriel saúda a Virgem assim: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo» (v. 28). Ele não a chama pelo nome, Maria, mas com um novo nome, que Ela não conhecia: cheia de graça! (…) Mas pensemos no assombro de Maria: só então Ela descobriu a sua identidade mais verdadeira. Com efeito, chamando-a com aquele nome, Deus revela-lhe o seu maior segredo, que antes Ela ignorava. Algo análogo pode acontecer também conosco. Em que sentido? No sentido que inclusive nós, pecadores, recebemos um dom inicial que encheu a nossa vida, um bem maior do que tudo, recebemos uma graça original. Falamos muito do pecado original, mas também recebemos uma graça original, da qual muitas vezes não estamos conscientes. De que se trata? Em que consiste esta graça original? Foi o que recebemos no dia do nosso Batismo, (…) pois aquela data é o dia da grande graça, de um novo início de vida. (…) Naquele dia Deus desceu sobre a nossa vida, e tornámo-nos seus filhos amados para sempre. Eis a nossa beleza original, pela qual nos devemos regozijar! Hoje Maria, surpreendida pela graça que a tornou bela desde o primeiro instante de vida, leva-nos a admirar-nos com a nossa beleza. Podemos captá-la através de uma imagem: a da veste branca do Batismo; ela recorda-nos que, por detrás do mal com que nos manchamos ao longo dos anos, em nós existe um bem maior do que todos aqueles males que nos aconteceram. Ouçamos o seu eco, ouçamos Deus que nos diz: “Filho, filha, eu amo-te e estou sempre contigo, tu és importante para mim, a tua vida é preciosa!”. Quando as coisas não correm bem e desanimamos, quando nos sentimos abatidos e corremos o risco de nos sentirmos inúteis ou errados, pensemos nisto, na graça original. Deus está ao nosso lado, Deus está comigo desde aquele dia. Reflitamos sobre isto! (Angelus de 8 de dezembro de 2022)