Viver a Palavra

Evangelho de João 6,1-15
Jesus realiza a multiplicação dos pães e dos peixes e aproximadamente cinco mil homens são saciados de sua fome. Depois de comerem ainda se recolheram doze cestos com as sobras dos pães.

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

O cristianismo é partilha, sempre foi. O pão, o alimento é sagrado. O Evangelho fala que as sobras foram recolhidas e não se perderam. É importante que estejamos atentos em nosso dia a dia evitando exageros na comida, evitando todo desperdício. E, sobretudo, realizando a partilha do nosso pão com os necessitados de todo tipo, sem julgamentos de nossa parte.

PALAVRAS DO SANTO PADRE

A frase deste trecho do Evangelho faz-nos pensar: «Mas falava assim para o experimentar, pois bem sabia o que havia de fazer» (Jo 6, 6). Era isto que Jesus tinha em mente quando disse a Filipe: «Onde compraremos pão, para que eles tenham o que comer?» (Jo 6, 5). Mas disse isto para o experimentar. Ele sabia. Aqui vemos a atitude de Jesus para com os apóstolos. Colocava-os continuamente à prova para os ensinar e, quando se afastavam da função que deviam desempenhar, detinha-os e ensinava-os. (…) Jesus responde: «Dai-lhes vós mesmos de comer» (cf. v. 13). E é isto que Jesus diz também hoje a todos os pastores: “Dai-lhes vós mesmos de comer. Estão angustiados? Dai-lhes consolo. Estão perdidos? Dai-lhes uma saída. São enganados? Dai-lhes ajuda para resolver os problemas… (Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 24 de abril de 2020)