Viver a Palavra

Evangelho de João 1,19-28

Ao responder as perguntas que lhe fizeram, João Batista foi honesto e sincero: ele não era o Messias, nem Elias ou algum profeta. E João acrescentou: no meio de vós está aquele que vós não conheceis. Era de Jesus que João falava.

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

PALAVRAS DO SANTO PADRE

Hoje Jesus continua vivo no meio de nós. Ele está presente de vários modos: na Eucaristia, onde é mais evidente, no Evangelho, em cada pessoa que vive na graça de Deus, na hierarquia da Igreja, na comunidade reunida no seu amor, na oração, no sofrimento, no pobre. Esteja atento às suas presenças, pois a todo momento você pode verdadeiramente encontrá-lo.

O deserto. João prega ali, junto do rio Jordão, perto do ponto onde o seu povo, muitos séculos antes, tinha entrado na terra prometida (cf. Js 3,1-17). […] Viver bem não significa encher-se de coisas inúteis, mas livrar-se do supérfluo, para ir ao fundo de si mesmo, para captar o que é verdadeiramente importante diante de Deus. Só se, através do silêncio e da oração, dermos espaço a Jesus, que é a Palavra do Pai, é que nos poderemos libertar da poluição das palavras vãs e da tagarelice. O silêncio e a sobriedade – nas palavras, no uso das coisas, dos meios de comunicação social e das redes sociais – não são apenas “sacrifícios” ou virtudes, são elementos essenciais da vida cristã. E chegamos à segunda imagem, a voz. Ela é o instrumento com o qual manifestamos o que pensamos e trazemos no coração. Compreendemos então que ela está muito ligada ao silêncio, porque exprime o que amadurece no interior, a partir da escuta do que o Espírito nos sugere. Irmãos e irmãs, se alguém não souber ficar em silêncio, dificilmente terá algo de bom para dizer; ao passo que, quanto mais atento for o silêncio, mais forte será a palavra. Em João Batista, essa voz está ligada à genuinidade da sua experiência e à clareza do seu coração. Podemos interrogar-nos: que lugar ocupa o silêncio no meu dia a dia? É um silêncio vazio, talvez opressivo, ou um espaço de escuta, de oração, de guarda do coração? A minha vida é sóbria ou está cheia de coisas supérfluas? Mesmo que isso signifique ir contra a corrente, valorizemos o silêncio, a sobriedade e a escuta. (Angelus de 10 de dezembro de 2023)