Viver a Palavra

Evangelho de Marcos 2,23-28

Jesus estava passando por campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos arrancavam espigas enquanto caminhavam. Os fariseus reclamaram: Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

Está voltando a mania do legalismo inclusive na Igreja. Pessoas fixam normas, em geral normas do passado, de cerca de dois séculos atrás, formam grupos fechados e ficam obcecadas naquilo. Muitas pessoas que se vinculam a esses grupos são escrupulosas e emocionalmente doentes. Lembre-se: se existe uma norma no cristianismo é a do amor a Deus e ao próximo, sobretudo o mais necessitado.

PALAVRAS DO SANTO PADRE

Aqueles que têm a doença dos fariseus e são cristãos que colocam sua fé e religiosidade em tantos mandamentos: Ah, eu tenho que fazer isso, eu tenho que fazer aquilo. Cristãos de atitudes: “Mas por que fazes isso?” “Não, precisa fazer aquilo”. “Mas por quê?” “Ah, não sei, tem de ser feito”. E onde está Jesus? Um mandamento é válido se vier de Jesus. (…) Mas, Pai, qual é a regra para ser um cristão com Cristo, e não se tornar um cristão sem Cristo? E qual é o “sinal” de que uma pessoa é cristã com Cristo? A regra é simples: somente o que o leva a Jesus é válido, e somente o que vem de Jesus é válido. Jesus é o centro, o Senhor, como ele mesmo diz. Isso o leva a Jesus? Vai em frente. Mas se não te leva a Jesus, e se não vem de Jesus, então é um pouco perigoso. (…) Mas se tu não consegues adorar Jesus, está te faltando algo. (…) A regra é: sou um bom cristão, estou no caminho do bom cristão, se faço o que vem de Jesus e faço o que me leva a Jesus, porque Ele é o centro. O sinal é: sou capaz de adorar? A adoração, a oração de adoração diante de Jesus. Que o Senhor nos faça compreender que somente Ele é o Senhor, o único Senhor, e que Ele também nos dê a graça de amá-Lo tanto, de segui-Lo, de seguir o caminho que Ele nos ensinou. (Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 7 de setembro de 2016)