Viver a Palavra

Evangelho de Lucas 17,7-10

Jesus pergunta: se você tem um empregado, será que vai agradecer porque ele fez o que lhe havia mandado? Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: somos servos inúteis, fizemos o que devíamos fazer.

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

A palavra serviço vem de servo e é uma atitude que caracteriza o verdadeiro seguidor de Jesus. No seu trabalho, realize um serviço caprichado, por inteiro, completo, atencioso. E uma vez tendo servido assim, não ficar esperando elogios, bajulações, nem exigir recompensa, pois cumpriu o dever. Quem serve na gratuidade, por amor assemelha-se a Jesus.

PALAVRAS DO SANTO PADRE

Como podemos compreender se realmente temos fé, isto é, se a nossa fé, ainda que pequena, é genuína, pura, direta? Jesus no-lo explica indicando qual é a medida da fé: o serviço. E fá-lo com uma parábola que, à primeira vista, é um pouco desconcertante, pois apresenta a figura de um senhor arrogante e indiferente. Mas precisamente este modo de fazer do mestre faz sobressair qual é o verdadeiro centro da parábola, ou seja, a atitude de disponibilidade do servo. Jesus quer dizer que o homem de fé se comporta assim em relação em Deus: rende-se completamente à sua vontade, sem cálculos nem pretensões. É o que Jesus ensina no final deste relato: “quando tiverdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”. Servos inúteis, ou seja, sem pretensão de ser agradecidos, sem reivindicações. “Somos servos inúteis” é uma expressão de humildade e disponibilidade que faz tanto bem à Igreja e recorda a atitude correta de trabalhar nela: o serviço humilde de que Jesus nos deu o exemplo, lavando os pés dos discípulos. (Angelus de 6 de outubro de 2019)