Escola da Fé – Novembro e Dezembro

Na sessão de Novembro continuamos a análise da Exortação Apostólica “Alegrai-vos e Exultai”, sendo feita uma reflexão sobre o capítulo terceiro, à Luz do Mestre, que trata especificamente das Bem-Aventuranças.
Dado a sessão ter sido bastante participada, o que apenas possibilitou a reflexão das primeiras quatro bem-aventuranças, o tema transitou para a sessão de Dezembro, onde foram reflectidas as restantes. Assim, este resumo, bem como a apresentação, englobam os apontamentos de ambas as sessões.
Depois de o Papa Francisco ter dado diversas teorias e definições sobre a essência da santidade, centra as suas explicações no caminho ideal para a podermos alcançar. E esse caminho é, sem dúvida, aquele que é definido nas bem-aventuranças com as quais Jesus iniciou o sermão da montanha.
“Vendo a multidão, subiu ao monte e sentou-se rodeado pelos seus discípulos. E, tomando a palavra, ensinava-os dizendo: Bem-aventurados…” (Mt 5, 1-2).
“A palavra “bem-aventurado” ou “feliz” torna-se sinónimo de santo, porque expressa que a pessoa fiel a Deus e que vive a sua Palavra alcança, na doação de si mesmo, a felicidade” (65).
Como recorda o Catecismo da Igreja Católica, as Bem-aventuranças do Sermão da Montanha são o centro da pregação de Jesus, e nelas Deus chama-nos à sua própria bem-aventurança.
Desde então, as bem-aventuranças são os oito ensinamentos através dos quais Jesus indica aos Homens de todos os tempos os caminhos que proporcionam a realização do desejo natural de obter a felicidade.
Além disso, as bem-aventuranças expressam, fundamentalmente, a forma como deve ser a vida dos cristãos e como, pela prática fiel das mesmas, conseguirão não somente viver, desde já, no Reino de Deus, mas também caminhar seguramente para uma vida plena de felicidade.

O Papa Francisco faz uma descrição das bem-aventuranças e, a concluir cada uma delas, convida a “ser pobre no coração, reagir com humilde mansidão, saber chorar com os outros, buscar a justiça com fome e sede, olhar e agir com misericórdia, manter o coração limpo de tudo o que mancha o amor, semear a paz ao nosso redor e abraçar diariamente o caminho do Evangelho mesmo que nos acarrete problemas, porque tudo isto é Santidade

Na próxima sessão, que será realizada no dia 8 de Janeiro, serão abordados de forma breve
os dois últimos capítulos da Exortação e, conforme está programado, o tema principal será “Reflectir a nossa comunidade Paroquial”

APRESENTAÇÃO DAS SESSÕES DE NOVEMBRO E DEZEMBRO