Intenções do Papa para o mês de Junho

Intenção – Pela abolição da tortura

Rezemos para que a comunidade internacional se empenhe concretamente na abolição da tortura, garantindo apoio às vítimas e aos seus familiares.

Atitudes para o mês

Dignidade da pessoa “Também hoje se torturam pessoas; tantos presos são torturados, imediatamente, para fazê-los falar. É terrível. Hoje, mulheres e homens vivem em prisões sobrepovoadas; vivem, perdoem-me, como animais. Ainda hoje acontece esta crueldade” (Papa Francisco). Informa-te sobre a pastoral das prisões da tua zona e procura apoiá-la na medida das tuas possibilidades.

Acolher o rosto do outro “Há tanta gente que sofre: os doentes, os que estão em guerra, os sem-abrigo, os que passam fome, os que têm dúvidas quanto ao rumo da sua vida, os que não experimentam a felicidade, a salvação, ou sentem o peso do próprio pecado” (Papa Francisco). Nas conversas que tenhas, procura olhar o outro nos olhos e com afeto.

Olhar com outros olhos “Todos somos pecadores. Mas Deus ama-nos. E trabalhamos, como pecadores, mas como filhos de Deus, filhos do Pai. Rezemos todos juntos uma prece pelas pessoas que sofrem no mundo tantas coisas feias, tantas maldades” (Papa Francisco). Quando te magoem ou incomodem, pergunta-te: como olharia o Senhor esta situação?

Dizer o nome do outro “Rezemos por tantos homens e mulheres que hoje são torturados em muitos países do mundo; pelos presos aí amontoados, como se fossem animais” (Papa Francisco). Nomeia as pessoas pelas quais rezas, e escreve os seus nomes no teu diário espiritual ou agenda para que as recordes ao longo deste mês.

Escutar a sua voz “Pedimos por todos os Jesus que hoje existem no mundo: os famintos, os sedentos, os duvidosos, os doentes, os que estão sós, os que sentem o peso de tantas dúvidas e culpas. Sofrem muito. Rezemos por tantas crianças doentes, inocentes, que carregam a cruz desde pequenos” (Papa Francisco). Está atento e escuta com amor quem conta contigo.