Viver a Palavra

Evangelho de João 10,22-30

As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna e elas jamais se perderão, disse Jesus.

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

Com facilidade distinguimos a voz das pessoas de nossa família. Também a voz de Deus vai se tornando familiar para nós quando nos tornamos familiares a ele, quando nos tornamos seus amigos pela oração e pela escuta do Evangelho. Seguir Deus é diferente de seguir um influencer; é diferente de seguir com vaidade as tendências da moda, os pensamentos dos que dão mal exemplo de vida. Seguir Deus é sintonizar a nossa vida com o Evangelho.

PALAVRAS DO SANTO PADRE

A imagem do pastor e das ovelhas indica a relação estreita que Jesus deseja estabelecer com cada um de nós. Ele é o nosso guia, o nosso mestre, o nosso amigo, o nosso modelo, mas sobretudo é o nosso Salvador. De fato, […] afirma: «Eu lhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará da minha mão» (vv. 27-28). Quem pode falar assim? Unicamente Jesus, porque a «mão» de Jesus é uma coisa só com a «mão» do Pai, e o Pai é «maior do que todos» (v. 29). Estas palavras comunicam-nos um sentido de absoluta segurança e de imensa ternura. A nossa vida está plenamente segura nas mãos de Jesus e do Pai, que são uma só coisa: um único amor, uma única misericórdia, revelados de uma vez para sempre no sacrifício da cruz. Para salvar as ovelhas tresmalhadas que somos todos nós, o Pastor fez-se cordeiro e deixou-se imolar para assumir sobre si os pecados e tirá-los do mundo. Deste modo Ele doou-nos a vida, e vida em abundância (cf. Jo 10, 10)! (Regina Caeli de 17 de abril de 2016)