Viver a Palavra

Evangelho de João 14,21-26.

Quem ouve os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai e eu o amarei e me manifestarei a ele, disse Jesus.

Como viver esse evangelho no dia de hoje?

Jesus nos revela como Deus vê as coisas acerca da sua Palavra: quem ouve os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama, afirmou Jesus. E fala também o contrário: quem não me ama, não guarda a minha Palavra. Então, quem ouve a Palavra e observa os mandamentos recebe em si tudo o que Deus quer hoje lhe comunicar. Essa pessoa estará sintonizada com Deus e será amada por ele. Isso é espetacular!

PALAVRAS DO SANTO PADRE

Os pequeninos são aqueles que, como as crianças, se sentem necessitados e não autossuficientes, estão abertos a Deus e ficam maravilhados com as suas obras. Sabem ler os seus sinais, maravilham-se com os milagres do seu amor! Pergunto a cada um de vós, a mim também: sabemos maravilhar-nos com as coisas de Deus, ou tomamo-las como coisas passageiras? Irmãos e irmãs, a nossa vida, se pensarmos bem, está cheia de milagres: está cheia de gestos de amor, de sinais da bondade de Deus. Perante eles, contudo, também o nosso coração pode ficar indiferente e tornar-se habitudinário, curioso, mas incapaz de se deixar “impressionar”. Um coração fechado, um coração blindado, não tem capacidade para se admirar. Impressionar é um bonito verbo que faz lembrar a película de um fotógrafo. Esta é a atitude correta perante as obras de Deus: fotografar as suas obras na mente, para que fiquem impressas no coração, e depois revelá-las na vida, através de muitos gestos de bem, para que a “fotografia” de Deus-amor se torne cada vez mais luminosa em nós e através de nós. (Angelus de 9 de julho de 2023)