Viver a Palavra

Evangelho de Marcos 12,28-34

Um escriba perguntou a Jesus qual é o primeiro mandamento. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, entendimento e força. O segundo é amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

Amar a Deus é tornar-se seu amigo. Já para amar o próximo como a si mesmo é preciso tratar cada pessoa como gostaríamos de ser tratados por ela. Um abraço apertado nos filhos, um bom dia animado ao colega de trabalho, ao motorista do ônibus, uma passadinha para visitar um amigo no hospital, a atenção sincera à pessoa que está nos falando… quem ama o próximo de verdade torna-se amigo de Deus. Hoje é o dia internacional da mulher: a cada uma delas, que faz parte do nosso círculo de relacionamento, os nossos parabéns e a nossa gratidão.

PALAVRAS DO SANTO PADRE

Hoje, então, sigamos o exemplo deste escriba. Repitamos as palavras de Jesus, façamo-las ressoar em nós: “Amar a Deus com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças, e ao próximo como a mim mesmo”. E perguntemo-nos: será que este mandamento guia realmente a minha vida? Reflete-se este mandamento no meu dia a dia? Esta noite far-nos-á bem, antes de irmos dormir, examinar a nossa consciência sobre esta Palavra, para ver se hoje amamos o Senhor e se praticamos um pouco de bem àqueles que encontramos. Que cada encontro seja para dar um pouco de bem, um pouco de amor, que provém desta Palavra. Que a Virgem Maria, em quem a Palavra de Deus se fez carne, nos ensine a acolher no coração as palavras vivas do Evangelho. (Angelus de 31 de outubro de 2021)